Estou amamentando e com um peito maior do que o outro. O que fazer?

  E depois de tantas aventuras com a amamentação, o que fazer quando um peito fica maior do que o outro?


          Esta é uma situação bastante comum às mulheres que amamentam. A alguns anos escrevi um texto que foi publicado no blog da Vanja doula.. E tiveram vários comentários importantes de mulheres contando suas vivências de estar amamentando e  com um peito maior que o outro  É esse texto que publico a seguir.


Amamentação: Quando um peito fica maior do que o outro

      Algumas mulheres que amamentam experienciam ter um peito maior do que o outro. Não estou me referindo àquela diferença natural que ocorre ao longo do dia, quando um peito está sempre mais cheio do que o outro e vão se revezando nesta apresentação. Estou falando de uma diferença que, independente de qual peito esteja amamentando no momento, sempre há o que se apresenta maior do que o outro.
      Apesar de eu ter 3 anos e meio de amamentação com meus dois filhos nunca havia me acontecido isso. Até que há um tempo atrás percebi que um peito estava bem maior do que o outro. Fiquei observando, passavam os dias e nada mudava, parecia até que a diferença acentuava e o esquerdo já estava constantemente o dobro do direito, perceptível até mesmo vestida. Eu estava amamentando normalmente com os dois peitos, como sempre havia feito, revezando-os nas mamadas. Mas não sei por qual razão o esquerdo estava produzindo muito mais leite, embora o direito, ainda que bem menor, também satisfazia minha filha. Bom, ela estava com um ano e dois meses e eu poderia desmamá-la para tentar assim ter meus dois peitos igualados novamente. Mas não era isso o que eu queria, pois, ainda que esteja também grávida, quero continuar amamentando-a um pouco mais.
      
       O que eu comecei a fazer então foi o seguinte: continuei a amamentação nos dois peitos com a proporção diferenciada. A cada mamada no peito esquerdo seguiam-se 4 mamadas no peito direito. Após uma semana nada havia mudado ainda, mas minha intuição disse para continuar, que esse era mesmo o caminho. Após quinze dias comecei a notar alguma mudança, mas o peito esquerdo continuava ainda bem maior. Prossegui com o mesmo esquema, mantendo apenas 20% das mamadas no peito esquerdo. Após dois meses eles já estavam praticamente igualados.
      Agora, com três meses nessa rotina, os peitos estão finalmente como eu queria. Mas como percebo ainda uma tendência no esquerdo em encher mais rápido, estou mantendo a proporção de mamadas de 1 para 2 em relação ao direito.
      Gestar, parir e amamentar é vivenciar muitas mudanças em pouco tempo. Aceitar essas vivências como algo natural e perceber as transformações com um olhar atento desprovido de preconceitos é fundamental para se realizar com essas experiências.
 

54 comentários:

  1. minha vó disse que quando um seio estiver maior que o outro era pra dar o menor.pra poder encher e fica igual maior..

    ResponderExcluir
  2. mais eu não estou amamentando e eu só tenho 16 anos e tenho um peito maior do que o outro o que eu faço já estou com medo de ficar com isso pra sempre mim agudar por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é normal flor
      não se preocupe ! ;)

      Excluir
    2. Enquanto não amamenta e não tem filhos é normal ter um mínima diferença um ser maior que o outro!

      Excluir
  3. Vou seguir teus conselhos...estou passando pelo mesmo poblema...

    ResponderExcluir
  4. vou tentar fazer o mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu istou sofrendo com isso os povo olha pro meu peito e fala tas dado so im peto ne mida uma raivaminha menina ta com 3mes ispero que vai muda minha situasao

      Excluir
  5. Tive mastite na minha primeira gravidez no peito direito. Hj com meu segundo filho agora com 4 meses o peito que eu tive mastite n enche e esta bem menor q o esquerdo o que fazer?

    ResponderExcluir
  6. A avó da anônima do primeiro comentário já disse tudo: se você tem um seio menor, tem que investir em oferecer mais vezes esta mama menor para o bebê mamar, aos poucos ela vai produzindo mais e igualando com a outra mama. Pode demorar alguns meses, mas não desista!

    ResponderExcluir
  7. Eu fiquei desesperada
    chorei e tudo pensando q iria ficar assim
    Vou fazer isso que vcs falaram
    vou oferecer mas vezes a outra mama

    ResponderExcluir
  8. Ola, eu estou amamentando e a diferença me encomoda muito !
    O seio esquerdo é bem maior que o direito e o direito nao enche mais !
    Estou com medo de nao voltar ao normal me encomoda muito ..
    Me respondam, obrigada !

    ResponderExcluir
  9. minha g.o disse q tenho q dar mais o q ta grande , mais quanto mais eu dou mais ele enche vou fazer isso p ver se resouve

    ResponderExcluir
  10. É, sua g.o está por fora...

    ResponderExcluir
  11. amamentei mais de um seio que o outro e ficaram muito desiguais,estou querendo tirar o peito, pois minha filha ja esta com um ano e meio, será que vai ficar assim de vez?

    ResponderExcluir
  12. gente dou 1 mamada do grande ai na proxima mamada que é o menos para seguir com outras 3 o seio maior ja esta enorme cheio de leite e enpedrando o que fazer com ele nas proximas 4 mamadas do outro seio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. usa a concha anti-empedramento do leite quando vc for amamentar o mais vazio coloca a concha no mais cheio!

      Excluir
    2. Estou com muito medo de ficar assim,pois meu seio esquerdo não enche mais...minha bb só tem 8 meses,e gostaria de desmama-la!!!!! Não sei mais o que fazer....

      Excluir
    3. Esta parecendo que retirei uma mama,o tanto que estão diferentes....

      Excluir
  13. Suellen, enquanto estiver dando o seio que está menor para o bebê, para aliviar o desconforto do seio que está maior, faça massagens com água quente embaixo do chuveiro, e pode retirar um pouco com as mãos, só o suficiente para aliviar você, mas não tire muito para estimular a produção de leite.

    ResponderExcluir
  14. Maísa MUITISSIMO obrigado vou fazer isso daqui em diante e em breve postarei aqui os resultados mas vou deixar passar 10 dias pra ver o que vai acontecer ´pois meu caso é como o dela mesmo o seio maior esta 2 vezes maior que o outro que além de muito menor anda murcho. Beijos e de novo muito obrigado

    ResponderExcluir
  15. Quando amamentei meu primeiro filho, um dos meus seios feriu bastante. Fui ao médico q me passou um antibiótico e senti q por causa desse medicamento a minha produção de leite diminuiu até secar o leite por completo e meu bebê só estava com 3 meses. Agora com o meu filho caçula tava começando a ferir um dos seios então resolvi amamentá-lo somente no outro. ... o resultado nem preciso falar. Eu até retirava o excesso de leite do seio ferido com a desmamadeira; mas ela não estimula a produção de leite. Agora para resolver o meu problema resolvi amamentá-lo com prioridade no seio menor e usar a desmamadeira no maior. Mesmo q as pediatras digam q não seja aconselhável o uso d mamadeira, ond coloco o leite retirad, eu gosto muito d usar. O meu filho começou a fazer uso da mamadeira logo na primeira semana de visa. E tenho uma amiga q tem uma filha mais velha q meu filho 1 mês e tá tendo dificuldades com a filha pq abusou o peito e não quer saber d mamadeira e em consequência disso a criança está perdendo peso.

    ResponderExcluir
  16. eu tambem estou com um seio bem maior que o outro mais estou com pouco leite o que eu faço?

    ResponderExcluir
  17. Eu tive esse problema com meu primeiro filho, e agora com o segundo a mesma coisa e muito desconfortavel e notavel ate mesmo vestida, mas nao me desespero pq do meu primeiro depois que ele. Parou de mamar o seio voltou ao normal e claro com a diferenca normal ,, mas agora vou fazer assim como vcsfalaram. Para nao ter que tirar meu segundo filho do peito logo ..bjo eboa sorte a todas nos

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho esse problema com o meu sengudo filho,ele aida mama mais agora vou fazer assim cm vc falou, eu ia tirar ele do peito por que eu pessava q poderia vouta ao nomau.

    ResponderExcluir
  19. eu tbm estou com um seio maior que o outrro sera se eu desmamar ele vai ficar com diferença

    ResponderExcluir
  20. To desesperada meu seio está esquerdo menor q o direito q enche mt mesmo se minha filhade 1 e 3meses nao mamar nele.o que faco p ficar igual ao outro

    ResponderExcluir
  21. o peito esquerdo é bem menor que o direito meu filho tem 9 meses vou amamentar mais tres meses pra faser esta esperiençia

    ResponderExcluir
  22. estou amamentando e um peito esta maior do que o outro quando eu tirar a nenem do peito ele voltara ao normal.

    ResponderExcluir
  23. eu tenho esse problema tbn mas nao entendi é pra amamentar mais com o peito grande ou cm o peito pequeno ............. os dois seios tem bastante leite mais a diferença é enorme dos dois,,,, nao sei oq fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine, a dica é amamentar mais vezes com o peito que está menor. Você vai notar que com o passar dos dias fazendo isso os seios vão naturalmente se igualando novamente. Não precisa tomar remédios, e principalmente NÃO interromper a amamentação. É uma forma natural de ter os seus peitos iguais novamente, e como tudo que é natural, é preciso ter paciência e persistência, que com o passar dos dias, em um mês ou dois, eles vão estar iguais de novo. Então, continue a amamentação da seguinte forma, amamente três vezes com o peito menor e uma com o peito maior. Confie!

      Excluir
    2. MINHA LINDA VC TEM QUE AMAMENTAR COM O PEITO QUE ESTA MENOS , QUE ASSIM ELE VAI PRODUZIR MAIS LEITE E COM O TEMPO VAI COMECAR A FICAR DO MESMO TAMANHO COM QUE O OUTRO , E O MAIOR VC PODE AMAMENTAR TANBEM MAIS SEMPRE E BOM VC PEGAR AGUA MORNA PEGA UM FRALDA E FAZER UMA MASSAGEM QUE ASSIM VC TIRA O EXCESSO DE LEITE , E FICA SATISFEITA, TEM QUE FAZER DIARIAMENTE

      Excluir
  24. Meu peito direito é bem maior qe o esquerdo da pra ver de longe a diferença e minha segunda filha tem so 8 meses oque eu faço ?

    ResponderExcluir
  25. Meu peito esquerdo e bem menor que o direito,e quando enche o maior doi e o pequeno nao sei oque fazer

    ResponderExcluir
  26. boa tarde , vcs são 10 muitas perguntas com todas resposta esclarecedoras

    ResponderExcluir
  27. OI EU TENHO UM PEITO MAIOR DO QUE O OUTRO EU NAO SEI OQ FAZER EU JA DEI DO PEITO PEQUENO JA FAZ 3 MESES E NADA DE FICAR DO TAMANHO DO OUTRO, E EU JA TOU FICANDO PREOCUPADA EU JA NAO ME OLHO NO ESPELHO SO PRA NAO CHORAR QUANDO EU VOU TOMANDO BANHO EU FICO PENSADO POR UM FICOU MAIOR DO Q O OUTRO E O MEU PEITO E SO ESTRIAS ENTAO FICOU MUITO FEIO QUANDO EU VOU SAIR EU TENHO QUE COLOCAR UMA FRALDA DE PANO SO PRA DESFAÇAR SE NAO TODO MUNDO NOTA EU JA FIZ DE DAR SO O PEITO PEQUENO COMO MINHA AVÔ DISSI MAS NAO DAR CERTO EU NAo EU NAO SEI MAS OQ FAZER EU JA ATE TOMEU REMEDIO MAS NADA DE VOLTAR OU NORMAL...

    ResponderExcluir
  28. E depois que para de amamenta o que faco pro meu peito nao fica tao caido

    ResponderExcluir
  29. muito obrigada pelas respostas, estou amamentando meu primeiro filho, ate agora nao sabia nada sobre amamentação, meu filho estar com tres meses e meu seio direito estar enorme , o esquerdo estar tao pequeno que chega a ser mucho. vou tentar fazer isso vamo ver se dar certo....

    ResponderExcluir
  30. andreia ,eu estou dando mama a dois meses e o meu peito direito é maior e minha filha n~so quer mamar no esquerdo o que eu faço?

    ResponderExcluir
  31. amamento a 3 meses e o peito direito é maior e enche mais que o esquerdo e minha filha não quer mamar no esquerdo o que eu faço.

    ResponderExcluir
  32. estou com o seio esquerdo maior q o direito é minha primeira filha eu n sei o que fazer o seio direito por mais q eu de mama ele n cresce isso e horrível ele n enche pufavor me respondam atenciosamente espero sua resposta

    ResponderExcluir
  33. o meu filho tem 1 ano e 5 meses ele só quer mamar no seio esquerdo o direito acabou ficando pequeno demais ele sai leite mais o meu filho não quer mamar,eu morro de vergonha de ir a praia pelo fato de ficar de biquine pq o peito fica maior q os outro por favor mim ajude

    ResponderExcluir
  34. Depois volta ao normal?

    ResponderExcluir
  35. Sim, volta ao normal, não se preocupe, mas não interrompa a amamentação para isso, pense no bem maior que a amamentação favorece.

    ResponderExcluir
  36. Ooii eu sou Mãe de primeira viagem quando ganhei tinha 17 e depois de uns dias ja fiquei de maior ...E como ñ entendia nd sobre amamentação acabei deixando acontecer isso....
    Meu bebe tem 24 dias de vidas.E com eu tenho mt leite e meu bebe ñ tava dando conta eu deixava o peito cheio de leite e eu nen ligava se as vezes doia então por conta disso o meu peito esquerdo ficou empredado por conta disso eu fiquei doente e acabei dando leite so no peito direito ,ai agora eu vi que o direito ta maior que o esquerdo.
    Eu ja nen sabia mas o que fazer mas com as dicas de vc eu vou seguir..Se caso der certo ja vou dando mt obrigado pelas dicas..Bjss

    ResponderExcluir
  37. Eu simplesmente não tenho mais vontade de me olhar no espelho,isso esta me trazendo muito desconforto,ate mesmo com o meu esposo,não tenho mais coragem de ficar sem sutiã perto dele... Esta visivelmente diferente,esta parecendo que retirei minha mama esquerda... Já tentei tudo isso que me ensinaram,mais nada resolveu... Não sei mais o que tentar!!! Isso está me causando grandes transtornos... Muito triste !!

    ResponderExcluir
  38. Ai gente meu peito ta desse jeito se tiro pra colocar no menor ele chora,ele só quer o que ta mais cheio...

    ResponderExcluir
  39. Estou ficando preocupada estou amamentando e um dos seios esta ficando menor e caido do que o outroo que fazer?

    ResponderExcluir
  40. mais e se o bebe nao mamar corre o risco de ficar para sempre um seio maoir do que o outro, ou depois volta ao normal

    ResponderExcluir
  41. Thais Durval com migo esta acontecendo o mesmo vou seguir a dica vou dar no menor para encher..

    ResponderExcluir
  42. Então meninas,eu estou no meu terceiro filho,e esta acontecendo a mesma coisa..o seio só vai voltar ao normal,depois que desmamar a criança...

    ResponderExcluir
  43. estou com medo pois eu não sei oque fazer tenho vergonha de fica nua na frente do meu espoço

    ResponderExcluir
  44. Meu filho tem 7 meses e o meu peito é um maior do que o outro tenho vergonha de vestir uma roupa que o povo ver logo fico irritada e sinto vergonha de ficar sem roupa na frente do meu marido o que eu faço me ajudem....

    ResponderExcluir
  45. gente eu to amamentando e estou com um seio bem maior que o outro o que eu faco meu bb ta com 4 meses me digam por favor eu tenho que dar o que ta grande ou que ta pequeno????

    ResponderExcluir